Olhar de Perto

Nossos jovens longe das drogas

quinta-feira, 13 de março de 2014

Projeto completa 10 anos com cerimônia especial!


Postado por Danielle Garcia às 08:05 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

O que é o Projeto Olhar de Perto?

O Projeto foi criado em 2004 pelo Sitio Caminho Novo em parceria com o Conseg 153 e com a Secretaria de Educação de Balnéario Piçarras, com a realização das visitas semanais dos alunos das escolas municipais. Mais de 20 professores da rede municipal e mais de 500 alunos de 5ª a 8ª séries participaram do projeto naquele primeiro ano. Até 2008, o Projeto envolveu todos os alunos das escolas de Piçarras e a iniciativa foi tema de reportagens nos jornais locais, regionais, no Jornal A Notícia e na Rádio e TV Univali.

Em 2009, o Projeto foi desenvolvido com escolas de Penha, mas já com outra nomenclatura. Para 2011, queremos retomar o Projeto Olhar de Perto para cumprir o papel de atuar ativamente na comunidade, não só dando a chance de recuperação para os que já entraram no caminho da drogadição, mas ajudando a prevenir o uso de drogas na comunidade local.

SAIBA MAIS

  • Início
  • CONHEÇA O PROERD
  • CONHEÇA O CONSEG

Seguidores








Arquivo do blog

  • ▼  2014 (1)
    • ▼  março (1)
      • Projeto completa 10 anos com cerimônia especial!
  • ►  2012 (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (1)
  • ►  2011 (6)
    • ►  novembro (4)
    • ►  setembro (2)

Mais sobre a questão das drogas

  • Enfrentando o Crack
  • http://senad.gov.br

Você já participou de visitas ao Sítio Caminho Novo?

Confira o regulamento do 5º Concurso Cultural 2011

A Associação Terapêutica Sitio Caminho Novo, a Secretaria de Educação e o Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Piçarras Conseg 153, através de sua Comissão Organizadora, estão promovendo o 5º Concurso de Redação e Cartazes, que vai valorizar a criatividade e a originalidade dos alunos da rede municipal. O Concurso é atividade integrante do Projeto Olhar de Perto, desenvolvido há cinco numa parceria entre as entidades em Balneário Piçarras – SC.

1. Sobre os participantes:

1.1 Poderão participar do 5º Concurso de Redação e Cartazes todos os estudantes de 7ª a 8ª série das escolas municipais que participaram das visitas ao sítio de recuperação Caminho Novo em 2011.

1.2 Não poderão participar do concurso alunos de outras turmas ou de escolas que não fizeram parte do Projeto em 2011.

2. Sobre as categorias:

O concurso será dividido em duas categorias:

2.1 Categoria redação: As redações inscritas no concurso deverão ter entre 30 e 40 linhas, letra legível em papel almaço, conter nome do aluno, nome da escola, série e título da redação. Se forem impressas (em máquina de datilografia ou computador), deverão ter tamanho 12, espaçamento 1,5 e deverão vir com assinatura do aluno. Redações com verossimilhança poderão, mediante análise da comissão avaliadora, implicar em desclassificação dos trabalhos em questão. A redação inscrita não poderá ter sido publicada em nenhuma espécie de veículo ou em qualquer outro tipo de concurso.

2.2 Categoria cartazes: Os cartazes inscritos deverão ser elaborados em cartolina (qualquer cor), ou em papel A4 branco, e conter no verso nome do aluno, nome da escola e série. Poderão ser usados quaisquer materiais para a pintura dos cartazes (tinta, canetinha, lápis de cor, giz de cera, entre outros);

OBS: Só serão permitidos trabalhos individuais e o aluno só poderá participar com um trabalho em cada categoria.

3. Sobre o tema:

O Concurso terá tema único para a redação e os cartazes: “Meu mundo e as drogas”

4. Sobre a premiação:

Serão premiados os três (3) primeiros colocados de cada categoria. O professor (a) orientadora do trabalho vencedor também ganhará certificado de participação e kits do projeto Olhar de Perto (camiseta e livros).

.

1º colocado: uma (1) bicicleta , dois (2) ingressos para o Parque Beto Carrero World, um (1) kit do Projeto Olhar de Perto (camiseta e livros), e certificado de primeiro colocado e o texto publicado em jornais regionais.

2º colocado: um (1) ingresso para o Parque Beto Carrero World, um (1) kit do Projeto Olhar de Perto (camiseta e livros) e certificado de segundo colocado.

3ª colocado: Um (1) kit do Projeto Olhar de Perto (camiseta e livros) e certificado de terceiro colocado.

5. Sobre as inscrições:

As inscrições serão feitas automaticamente, mediante entrega dos trabalhos na secretaria da escola. A direção da escola reunirá os trabalhos entregues até o prazo e encaminhará para a Secretaria Municipal de Educação, que receberá os trabalhos para a avaliação da comissão julgadora. Não haverá custos para a inscrição.

6. Do prazo de entrega:

A entrega dos trabalhos que irão participar do Concurso poderá ser feita até o dia 30 de setembro, na secretaria da escola. A comissão recolherá os trabalhos na escola no dia útil seguinte.

7. Da avaliação:

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por um membro da Secretaria de Educação, um membro do Conseg 153, um membro da diretoria do Sítio Caminho Novo e mais dois julgadores convidados na comunidade. A avaliação dos trabalhos será feita entre 3 e 21 de outubro. Durante a avaliação, os jurados deverão avaliar: criatividade, originalidade, desenvolvimento da ideia, conhecimento do tema e mensagem apresentada.

8. Da divulgação dos resultados e premiação:

A divulgação do resultado do concurso será feita através dos meios de comunicação e de um comunicado oficial às escolas no dia 28 de outubro. A premiação aos vencedores será em novembro, em data a ser divulgada pela comissão organizadora.

Saiba os detalhes do Projeto

O alcoolismo e a drogadição não têm figurado entre as prioridades das políticas públicas de saúde no Brasil nos últimos anos. Por isso, a sociedade e as entidades não governamentais têm cada vez mais se envolvido e buscado ações que possam afastar ao máximo os jovens das drogas, sejam elas lícitas (como o álcool e o cigarro) ou ilícitas, e também auxiliar no tratamento dos já dependentes do álcool e das drogas.

Uma dessas entidades que vêm trabalhando para a recuperação de jovens e adultos é a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, localizada no bairro Morretes, em Piçarras. Criado há mais de 10 anos, o sítio abriga dependentes do álcool e de drogas que buscam recuperação. Nesses anos de trabalho, já passaram pelo sítio mais de 1000 homens de diversas cidades da região. Número que não é de se comemorar, já que a estimativa da associação é que apenas 20% deles conseguem efetiva recuperação. “O número de pessoas que conseguem recuperação está dentro da média nacional e é reflexo da falta de uma política pública de enfrentamento da doença”, lembra Gilberto Cardozo, presidente da entidade..

Segundo ele, o Sítio Caminho Novo pode e deve servir também para auxiliar as comunidades na prevenção contra o alcoolismo e o uso de outras drogas. “As drogas não são um problema que não é mais meu, não é seu, é de toda a sociedade e cada um deve ter sua parcela de responsabilidade, seja ajudando o Sítio de Recuperação, seja encaminhando pessoas que realmente queiram se recuperar ou cobrando do poder público políticas mais efetivas contra o alcoolismo”, avalia.

Conhecendo esta realidade, o Sítio tem a preocupação com o desenvolvimento sadio dos jovens da comunidade onde atua. Por isso, vem se juntar à Secretaria Municipal de Educação no desafio de planejar e colocar em prática o Projeto Olhar de Perto, que busca desenvolver uma atividade que mostre aos jovens piçarrenses a dura recuperação de quem já é dependente, prevenindo que entrem em contato com drogas licitas e ilícitas.

O Projeto foi criado em 2004 pelo Sitio Caminho Novo em parceria com o Conseg 153, com a realização das visitas semanais dos alunos das escolas Felicidade Pinto Figueiredo, no bairro Nossa Senhora da Conceição, e Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF), no centro. Mais de 20 professores da rede municipal e mais de 500 alunos de 5ª a 8ª séries participaram do projeto naquele primerio ano. Até 2008, o Projeto envolveu todos os alunos das escolas de Piçarras e a iniciativa foi tema de reportagens nos jornais locais, regionais, no Jornal A Notícia e na Rádio e TV Univali. Em 2009, o Projeto foi desenvolvido com escolas de Penha, mas já com outra nomenclatura.

Para 2011, queremos retomar o Projeto Olhar de Perto para cumprir o papel de atuar ativamente na comunidade, não só dando a chance de recuperação para os que já entraram no caminho da drogadição, mas ajudando a prevenir o uso de drogas na comunidade local. Para isso, contamos com o fundamental apoio da Secretaria da Educação do município e das escolas do município.

Objetivos Gerais

1- Levar os jovens do município a conhecer a realidade dos dependentes que lutam pela recuperação no Sítio Caminho Novo

2- Mostrar aos jovens as conseqüências físicas, emocionais e sociais dos que entraram no mundo das drogas

3- Buscar maior interação e ação do Sítio Caminho Novo nas comunidades locais

Objetivos Específicos

1- Levar os alunos de 7° e 8° séries ensino fundamental da rede municipal a conhecerem as atividades do Sítio Caminho Novo

2- Promover a troca de experiências entre alunos e dependentes em recuperação

3- Promover e ampliar a discussão do assunto alcoolismo e drogas em sala de aula

4- Estimular a realização de trabalhos que mostrem a realidade da dependência química ou que reflitam a importância de ficar longe das drogas

5- Ser um complemento do trabalho desenvolvido com brilhantismo no município pela Polícia Militar com o Proerd.

6- Oportunizar aos alunos internos do Sìtio de Recuperação, um acompanhamento psicológico para que estejam preparados para melhor orientar os alunos visitantes.


Público Alvo

Alunos de ensino fundamental (7ª a 8ª séries) das escolas municipais de Balneário Piçarras (entre 13 e 14 anos) e os internos do Sítio Caminho Novo.


Operacionalização

O Projeto Olhar de Perto será desenvolvido toda a semana, ou de 15 em 15 dias. O projeto prevê a realização de visitas semanais ao Sítio de Recuperação, com avaliação conjunta entre os agentes do projeto (coordenadores, internos e psicólogo) para saber se houve avanços e se o projeto realmente atingiu seus objetivos.

Atividades

As visitas ao Sítio de recuperação serão às quartas-feiras, pela manhã. O ônibus escolar sairá da escola às 8h30min, chegando ao sítio por volta das 9 horas. Das 9h às 10 horas, as crianças farão um passeio pelo sítio, conhecerão os ambientes e poderão interagir com os internos, que estão trabalhando em diversas atividades. Os alunos terão acompanhamento do professore e de um monitor do sítio.

Das 10h às 10h30min, as crianças terão espaço para um lanche e brincadeiras de integração e descontração. Por volta das 11 horas, aos alunos e os internos do sítio se reunirão na sala de oração e reunião para uma conversa sobre o funcionamento da casa, o problema da dependência do álcool e das drogas e um depoimento de alguns internos. Logo após à exposição, que durará em média 20 minutos, os alunos ou professores deixarão uma mensagem de incentivo aos internos do sítio de recuperação.

Já em sala de aula, os alunos e professores deverão discutir sobre o tema e aprofundar o assunto com trabalhos em diversas áreas do conhecimento. A intenção é que cada aluno elabore um trabalho de redação ou desenho sobre o tema discutido durante as visitas. Estes trabalhos farão parte de um Concurso Cultural no final do ano.

Os internos do Sítio terão acompanhamento de um psicólogo contratado pelo projeto para que faça acompanhamento do trabalho do projeto, além de orientação específica aos internos sobre o programa de prevenção.

Custo

O Sítio de Recuperação não poderá ter gastos com as visitas, devido à situação financeira por qual passa. Portanto, o projeto será desenvolvido através de uma parceira com a Secretaria Municipal de Educação, que fornecerá o ônibus para o transporte dos alunos. Cada escola deverá ser responsável pelo lanche dos alunos.

Observações

Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação elaborar o roteiro de visitas do projeto com todas as escolas do município.

Tema Marca d'água. Imagens de tema por Airyelf. Tecnologia do Blogger.