CONHEÇA O PROERD



SEGURANÇA EM AÇÃO > PROERD PDF Imprimir E-mail

PROERD

programas_proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi idealizado para prevenir o uso e tráfico de drogas, e todas as formas de violência (física ou psicológica). Concentra-se em crianças e adolescentes em fase escolar, e busca despertar-lhes a consciência para o problema das drogas e da violência, assim como preparar os pais para que possam oferecer sustentação aos seus filhos.

O Proerd ensina os alunos de forma simples, motivante e descontraída, utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros.

Origem Internacional
O Proerd tem por base o projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia – EUA, em 1983.

O D.A.R.E. foi desenvolvido por um grupo de psicólogos, policiais e pedagogos, e começou a ser aplicado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD), em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela cidade.

O resultado foi de grande sucesso e aceitação, o que fez com que o programa se estendesse rapidamente para todos os estados norte-americanos.

Hoje administrado pela organização não governamental D.A.R.E. Internacional, o programa é desenvolvido em mais de 50 países.

Início no Brasil
No Brasil, o D.A.R.E. chegou em 1992, recebeu adaptações metodológicas em conformidade com a realidade cultural brasileira e iniciou-se na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Nessa ocasião recebeu o nome em português de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). No Estado de Santa Catarina o Proerd foi implantado em 1998. No primeiro ano, 4.404 crianças catarinenses foram formadas pelo programa.

Em 2007, a Câmara Técnica Proerd, com sua coordenação em Brasília – DF, e os demais centros de Capacitação Proerd (RJ, SP, SC e MG) adaptaram o programa para os pais. Focado no contato dos instrutores com os pais de seus próprios alunos, o programa transmite a necessidade de participação da família no esclarecimento de dúvidas dos jovens.

Para o ano de 2011, a Coordenadoria Estadual do Proerd pretende alcançar duas grandes metas:
- Atender 100 mil catarinenses em apenas um ano;
- Atingir a marca histórica de 1 milhão de crianças atendidas nos 13 anos de existência do Programa.

SAIBA MAIS EM:  http://www.ssp.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136&Itemid=172